domingo, 19 de fevereiro de 2012

EXPOSIÇÃO VIRTUAL "FERROVIAS PAULISTAS"


Arquivo do Estado lança exposição virtual "Ferrovias Paulistas"
Exposição conta parte da história das Ferrovias no Estado de São Paulo, conhecido como a "Locomotiva do Brasil"

O Arquivo Público do Estado de São Paulo lançou nesta terça-feira (07/02) a exposição virtual "Ferrovias Paulistas", que mostra a trajetória do sistema ferroviário em território paulista desde meados do século XIX aos dias atuais. A exposição traz documentos de época e, para os professores e estudantes, propostas de atividades pedagógicas que podem ser utilizadas em sala de aula ou como material de estudo individual. A exposição ficará disponível permanentemente no endereço: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/exposicao_ferrovias
 

Dividida em seis ambientes, ela trata do surgimento das ferrovias paulistas, em 1867, a partir de investimentos públicos e de recursos do café, passando pelas "greves ferroviárias" da primeira metade do século XX, e pela formação da FEPASA (Ferrovias Paulistas S.A), na década de 1970, entre outros assuntos.


Sobre o Arquivo Público do Estado de São Paulo
           
O Arquivo Público do Estado de São Paulo é um dos maiores arquivos públicos brasileiros. Vinculado à Casa Civil, sua função é formular uma política estadual de arquivos e recolher, tratar e disponibilizar ao público toda documentação de caráter histórico produzido pelo Poder Executivo Paulista. A instituição mantém sob sua guarda aproximadamente 9 mil metros lineares de documentação textual permanente, 17 mil metros de documentação intermediária, 900m de material iconográfico e uma biblioteca de apoio à pesquisa com 45 mil volumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário