terça-feira, 9 de agosto de 2011

NOTA DE FALECIMENTO

Falecimento do Prof. Américo Augusto da Costa Souto
Com pesar, informamos o falecimento do Prof.Américo Augusto da Costa Souto, nesta madrugada. O Prof. Américo tinha quase 80 anos e estava internado na UTI do Hospital de Caridade, em Florianópolis, desde a semana passada. Seu sepultamento será realizado no Cemitério do Itacorubi, em Florianópolis, às 16h de hoje, 9 de agosto.
 
 
Professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina, o Prof. Américo foi, em Santa Catarina, um importante disseminador das concepções braudelianas acerca da História, sendo responsável pela formação de vários profissionais do nosso campo. Historiador particularmente atento à longa duração, coordenou a pesquisa que resultou no livro Evolução histórico-econômica de Santa Catarina: estudo das alterações estruturais (século XVII-1960), publicada em 1980 pelo Centro de Assistência Gerencial de Santa Catarina - CEAG.


O Prof. Américo também participou ativamente da ANPUH, tendo integrado, em 1990, o então Conselho Consultivo do Núcleo de Santa Catarina, bem como o Conselho Editorial da Revista Catarinense de História.

Um comentário:

  1. Grande perda para história. Tive a sorte de ter aula com ele, quando, convidado pelo Professor João Klug, fomos todos, quase calouros, apresentados formalmente a Braudel.

    ResponderExcluir