terça-feira, 17 de maio de 2011

Lançamento do documentário "O milho e o novo"

Data: 18 de maio (quarta-feira)
Horário: 19:00
Local: Fundação Badesc (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 - Centro - Florianópolis)
Quanto: Gratuito

São Bonifácio é uma pequena comunidade do interior da Grande Florianópolis constituída basicamente por agricultores familiares de origem alemã. Apesar da proximidade com a capital do estado de Santa Catarina, o município ainda hoje é marcado pela cultura germânica, trazida com os colonos vindos da região de Westfalen, na Alemanha, por volta de 1864. Muitos habitantes ainda falam um dialeto alemão e preservam hábitos dos seus antepassados. Entre estes, o costume de fazer um pão com cará, batata-doce e fubá ganhou, no município, uma festa bienal com o seu nome: a Festa Regional do Pão de Milho.

Até pouco tempo atrás, o município vivia relativamente isolado, não havendo acesso a este por via asfaltada, nem serviço de Internet ou telefone celular. Nos últimos anos, no entanto, a comunidade vem experimentando uma crescente interação com a área urbana da Grande Florianópolis. Novas tecnologias, novos conhecimentos, novas perspectivas vem sendo ofertadas principalmente aos jovens são-bonifacenses, muitos deles optando pela migração em busca de emprego ou formação na capital.

Realizado através do Vº Prêmio Funcine de Produção Audiovisual, O milho e o novo, de Rafael Boeing, acompanha o cotidiano de uma família são-bonifacense cuja dinâmica se alterou consideravelmente em relação aos tempos passados. De um lado uma mãe que nunca morou na cidade e a vida inteira trabalhou na roça e em casa. De outro, a filha que concluiu o Ensino Médio, se mudou para a capital para estudar na universidade, e não tem a intenção de voltar a morar em São Bonifácio - mas visita a mãe quase todo fim de semana e feriado. A partir de imagens da vida cotidiana, do trabalho e lazer rural, das memórias afetivas, o documentário retrata um pouco desta relação entre mãe e filha, rural e urbano, tradicional e moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário