sexta-feira, 29 de outubro de 2010

IX ENCONTRO NACIONAL DOS PESQUISADORES DO ENSINO DE HISTÓRIA

A Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH) e a Comissão Organizadora do IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História (ENPEH) têm o prazer de convidar - pesquisadores, professores, estudantes -, para participar desse encontro intitulado América Latina em perspectiva: culturas, memórias e saberes, que acontecerá no campus da Universidade Federal de Santa Catarina, na cidade de Florianópolis, nos dias 18, 19 e 20 de abril de 2011.

O IX ENPEH pretende dar continuidade aos encontros que se realizam no Brasil desde 1993, que se firmaram sobre a discussão dos fundamentos teóricos e metodológicos das pesquisas realizadas sobre Ensino de História, na interface com a Educação e a História. Como resultado desse movimento e do significativo acúmulo de conhecimentos produzidos sobre o ensino de História nos cursos de pós-graduação, constata-se a crescente definição de objetos, fontes, metodologias e diálogos interdisciplinares.

Este evento tem por objetivos principais:

- dar continuidade ao debate teórico e metodológico existente em âmbito nacional;

- estimular, na perspectiva interdisciplinar, os espaços de discussão sobre as pesquisas no ensino de História nas Américas;

- assegurar a produção e difusão do conhecimento sobre Educação, História e o seu ensino, nos âmbitos nacional, latino-americano e internacional;

- criar espaços privilegiados para o diálogo entre os diversos Grupos de Pesquisa(GPs).

Nesse sentido, entendemos que as relações existentes entre a educação e a história são híbridas e, como tais, complexas. Sua complexidade advém das dimensões de nosso campo investigativo, que abrange dados empíricos e teóricos provenientes de áreas distintas, com especificidades próprias. Portanto, o nosso objetivo com a criação do espaço destinado ao diálogo entre grupos de pesquisa é ampliar esse campo investigativo.

América Latina em Perspectiva: culturas, memórias e saberes articula-se às temáticas presentes sobre o ensino de História no Brasil, e na confiança do estreitamento das relações entre os pesquisadores latino-americanos. No âmbito das preocupações educacionais, inspiramo-nos nos princípios de integração, solidariedade e múltiplas identidades das nações latino-americanas, que, temos certeza, têm no conhecimento e no respeito mútuo um dos seus mais importantes pilares.

Sejam todos muito bem-vindos!



COORDENAÇÃO GERAL

- Dra. Maria de Fátima Sabino Dias (UFSC)
- Dra. Ernesta Zamboni (Presidente da ABEH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário