terça-feira, 21 de setembro de 2010

CURSO LICENCIATURAS DOS POVOS INDÍGENAS DO SUL DA MATA ATLÂNTICA: GUARANI, KAINGÁNG E XOKLENG

Está disponível o Edital do Vestibular do Curso de Graduação Licenciaturas dos Povos Indígenas do Sul da Mata Atlântica: Guarani, Kaingáng e Xokleng, a ser realizado pela UFSC. O vestibular específico para os três povos indígenas do sul do Brasil Guarani, Kaingáng e Xokleng, acontecerá no dia 14 de Novembro de 2010, com previsão para início das aulas em fevereiro de 2011.

O Curso tem como enfoque: Territórios indígenas – questões fundiária e ambiental no Bioma Mata Atlântica

Habilita para:

· Licenciatura da Infância: Formação inicial comum para a docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas indígenas

· Licenciatura das Linguagens: Ênfase Línguas Indígenas

· Licenciatura em Humanidades: Ênfase Direitos Indígenas

· Licenciatura do Conhecimento Ambiental: Ênfase em Gestão Ambiental

Carga horária: 3.348 horas

Duração: 4 anos (8 semestres)

Início: fevereiro de 2011

Candidatos ao Curso:

· Povos indígenas que vivem na parte meridional do Bioma Mata Atlântica: Guarani (ES, RJ, SP, PR, SC, RS), Kaingáng (SP, PR, SC, RS) e Xokleng (SC), com Ensino Médio completo ou em conclusão em 2010.

Estrutura do Curso: O Curso, em regime presencial especial, acontecerá com etapas concentradas e será desenvolvido na Pedagogia da Alternância: Tempo Universidade e Tempo Comunidade.

Proposta curricular:

A matriz curricular está organizada em regime semestral, sendo constituída por carga horária distribuída entre o Tempo-Universidade e o Tempo-Comunidade, incluindo as atividades de pesquisa de campo. Também há previsão de atividades artístico-culturais e de viagens de estudo para visitas a museus, sítios arqueológicos, institutos de pesquisas, arquivos públicos, bibliotecas, laboratórios, entre outros.

Cada semestre letivo será composto de etapas intensivas, que ocorrerão nas comunidades, conforme especificado anteriormente e no Campus da UFSC – Florianópolis, nos meses de fevereiro, abril, julho e outubro, coincidindo com o período de férias e recesso escolar. Esse conjunto perfaz um total de 3.348 horas, com carga horária distribuída em oito semestres, ou seja, quatro anos.

A primeira turma se constituirá como projeto experimental, financiado pela SECAD/MEC, UFSC e parcerias.

Coordenação: Profa. Dra. Ana Lúcia Vulfe Nötzold (UFSC)

Maiores informações no site: www.licenciaturaindigena.ufsc.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário